Escola Bauhaus - 100 anos!
Escola Bauhaus - Alemanha Imagem via Pinterest |
Bauhaus foi uma famosa escola de artes, arquitetura e design, fundada em 1919, em Weimar, Alemanha. A filosofia da Bauhaus revolucionou a história do design e seus membros usavam a expressão “Estilo Bauhaus” para designar seus produtos.
A Staatliches Bauhaus (em português – casa estatal de construção) foi fundada pelo arquiteto Walter Gropius, em 21 de março de 1919, em Weimar, Alemanha, como resultado da fusão da Academia de Belas Artes com a Escola de Artes Aplicadas de Weimar, com o objetivo de incentivar as relações entre os artesãos, os artistas modernos e a indústria.
O currículo da Bauhaus era formado por três fases. No curso preliminar, o objetivo primordial era libertar os estudantes dos preconceitos adquiridos nas escolas no que diz respeito à teoria do “belo”, do conservadorismo estético e estimular seus dons pessoais. Estudavam-se nas oficinas os problemas de forma combinados com o uso de diversos materiais. Na segunda fase eram desenvolvidos problemas mais complexos, inclusive projetos industriais, pintura, escultura, arte publicitária, teatro etc. Terminada essa fase, o aluno estava pronto para ingressar no curso de arquitetura.
Instalada inicialmente em Weimar (1919-1924) quando consolidou seu programa de ensino inovador, provocou a hostilidade dos acadêmicos e do governo local, que cortou os subsídios dados à escola. Foi então acolhida pela prefeitura de Dessau (1925-1932), onde se intensificou a instalação de ateliers de arquitetura, escultura, fotografia, tapeçaria etc. A integração com a indústria abriu caminho para a encomenda de produtos à escola. Quando os nazistas ganharam as eleições começou a decadência da escola. Mudou-se para um pavilhão em Berlim, quando, em 1933, a Gestapo fechou a escola condenando-a por ensinar uma arte “degenerada e anti-germânica”.
A escola foi um marco no design, na arquitetura e na arte moderna. As pessoas, acostumadas às clássicas poltronas de couro ou veludo, reagiam em adquirir peças leves, de estruturas metálicas e com poucos ornamentos, no intuito de serem produzidas em larga escala. Apesar do espírito de livre criação, a filosofia da escola se estabeleceu entre seus membros que a denominavam de “Estilo Bauhaus”, influenciando outras escolas pelo mundo.
Comentários
Postar um comentário