Palestra: O Enigma Revelado da Monna Lisa
Franco Paliaga, professor de história da arte e autor do livro "L'enigma Svelato" Foto Solange Albinati |
Nesta última quarta feira, dentro do projeto Quartas Italianas da Casa Fiat de Cultura em comemoração aos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, foi proferida a palestra Leonardo da Vinci - O Enigma Revelado da Monna Lisa pelo professor italiano de historia da arte Franco Paliaga, graduado e especializado pelo Departamento de História da Arte na Universidade de Pisa (IT).
A palestra foi, basicamente, em torno do mistério que envolve a mulher retratada na obra de Leonardo da Vinci e suas pesquisas sobre o quadro Monna Lisa (1503). Foram apresentadas diversas teorias. Há estudiosos que defendem que se trata do próprio pintor quando jovem, outros que seria a mãe de Leonardo e ainda que seria Lisa Gherardini, mulher de Francesco del Giocondo. Segundo o professor, essas teorias não se sustentam. Seus estudos o levam a afirmar que Monna Lisa é uma mulher imaginária e que seu famoso sorriso enigmático encontra-se representado em outras figuras da obra do artista como A Virgem das Rochas (1483-1486) e São João Batista (1513-1516).
Monna Lisa também conhecida como A Gioconda é um óleo sobre madeira medindo 77 cm x 53 cm, obra prima pintada por Leonardo entre 1503 e 1506. A técnica usada é a perspectiva atmosférica e o sfumato.
Monna Lisa de Leonardo da Vinci Museu de Louvre, Paris |
A Virgem das Rochas de Leonardo da Vinci Museu de Louvre, Paris |
São João Batista de Leonardo da Vinci Museu de Louvre, Paris |
A Casa Fiat de Cultura localiza-se à Praça da Liberdade, 10 - BH. Até o próximo post!
Comentários
Postar um comentário