Sagrada Família - Obra Arquitetônica Impressionante de Antoni Gaudí

Sagrada Família de Gaudí
Sagrada Família - Barcelona
Foto Solange Albinati

Direto de Barcelona onde hoje visitei  a Sagrada Família, que é uma das obras arquitetônicas mais impressionantes de toda a Espanha. Ela é uma Basílica monumental projetada pelo renomado arquiteto catalão Antoni Galdí, um dos maiores expoentes do modernismo catalão. Embora ainda inacabada, a Sagrada Família é uma das atrações turísticas mais visitadas do país.

A construção da Sagrada Família começou em 1882 e em 1883 Galdí assumiu o projeto, dedicando os últimos anos da sua vida a essa obra prima. Ele trouxe uma visão única e revolucionária para a arquitetura, combinando elementos do gótico catalão, do modernismo e da natureza em um estilo singular. Galdí estava profundamente inspirado pela natureza e isso se reflete na forma como ele incorporou elementos orgânicos e formas curvas em sua arquitetura.

Um dos aspectos mais marcantes da Sagrada Família é sua fachada elaborada, que retrata cenas da vida de Jesus Cristo, bem como figuras religiosas e símbolos. As torres da basílica são outra característica distinta com a torre central, ainda em construção, destinada a representar Jesus Cristo e as torres ao redor representando os quatro evangelistas, os doze apóstolos e a Virgem Maria. São dezoito torres no total.

O interior da Sagrada Família é igualmente impressionante, com colunas que se assemelham a troncos de árvores, vitrais coloridos que banham o espaço em luz, em uma atmosfera de serenidade e grandiosidade.


Interior da basílica Sagrada Família
Interior da Sagrada Família
Foto Solange Albinati

Apesar de décadas de trabalho desde a morte de Gaudí em 1926, a Sagrada Família permanece inacabada. No entanto, em 2010, a construção atingiu um marco significativo com a consagração pelo Papa Bento XVI e espera-se que esteja concluída até o final do século XXI. O financiamento para a conclusão da basílica vem de doações e receitas geradas pelo turismo.

A Sagrada Família é uma obra extraordinária da arquitetura mundial que nasceu da visão e talento de  Antoni Gaudí.

Até o próximo post!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Cozinhar Brócolis e Deixá-los Verdinhos

Hijau - Pedra Vulcânica para Revestimento de Piscinas

Esculturas de Aleijadinho em Congonhas - Minas Gerais

Brise: Funcionalidade e Beleza para o Projeto Arquitetônico

Casa Cor Minas Gerais - 2016

Mondrian e o Movimento Stijl - Exposição Centro Cultural Banco do Brasil

Toshiko Ishii - Exposição Galeria de Arte BDMG Cultural

Molho de Iogurte para Salada

Smoothie - Bebida Saudável Feita com Frutas Congeladas