Visita ao Museu Picasso em Barcelona

Picasso pintando cerâmica
Pablo Picasso
Foto Solange Albinati


Um sonho realizado: visitar o museu de Picasso em Barcelona. Pablo Picasso (1881-!973) foi um dos artistas mais influentes do século XX. Nascido na Espanha, Picasso demonstrou um talento artístico excepcional desde jovem e tornou-se um dos artistas mais versáteis de sua época.

Picasso foi um dos fundadores do Cubismo juntamente com Georges Braque. O Cubismo revolucionou as convenções artísticas tradicionais ao representar objetos a partir de múltiplos pontos de vista simultaneamente, fragmentando suas formas em figuras geométricas. Obras inovadoras de Picasso como "Les Demoiselles d'Avignon" (1907) e "Guernica" (1937) são exemplos icônicos do  Cubismo e da arte moderna em geral.

Ao longo de sua carreira, Picasso explorou diversos estilos e técnicas, desafiando os limites da expressão artística. Ele não era apenas um pintor, mas também um escultor, gravurista, ceramista e cenógrafo. Seu repertório inclui uma ampla gama de obras desde  o sombrio "Período Azul", passando pelos  vibrantes "Período Rosa" e Cubismo até as formas clássicas dos seus últimos anos.

A vida pessoal de Picasso foi tão complexa quanto sua arte. Ele viveu duas guerras mundiais, a guerra civil espanhola  e o surgimento do fascismo na Europa, que influenciaram profundamente seu trabalho. Picasso teve relacionamento tumultuados com mulheres muitas das quais serviram de musa para sua arte, mais notadamente Dora Maar e Françoise Gilot.

Apesar de sua fama e sucesso, Picasso permaneceu ligado às suas raízes espanholas. Manteve laços estreitos com a Espanha e se inspirou na cultura espanhola, no folclore e na tourada.

Picasso com sua abordagem inovadora à forma, cor e composição continua a influenciar gerações de artistas até os dias de hoje. Ele desafiou as convenções de sua época e modificou a trajetória da arte moderna, deixando um legado rico que continua a inspirar o público em todo o mundo.


Quadro de Picasso "Ciência e Caridade"
Ciência e Caridade - Pablo Picasso
Foto Solange Albinati

Quadro de Picasso "A Primeira Comunhão"
A Primeira Comunhão - Pablo Picasso
Foto Solange Albinati


Quadro de Picasso "La Espera (Margot)"
La Espera (Margot)
Foto Solange Albinati


Quadro de Picasso "Retrato de Jacqueline"
Retrato de Jacqueline 1980 - Picasso
Foto Solange Albinati

Cerâmica - Pablo Picasso
Cerâmica - Pablo Picasso
Foto Solange Albinati

Cerâmica - Pablo Picasso
Cerâmica - Pablo Picasso
Foto Solange Albinati


Até o próximo post!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como Cozinhar Brócolis e Deixá-los Verdinhos

Hijau - Pedra Vulcânica para Revestimento de Piscinas

Esculturas de Aleijadinho em Congonhas - Minas Gerais

Brise: Funcionalidade e Beleza para o Projeto Arquitetônico

Casa Cor Minas Gerais - 2016

Mondrian e o Movimento Stijl - Exposição Centro Cultural Banco do Brasil

Toshiko Ishii - Exposição Galeria de Arte BDMG Cultural

Molho de Iogurte para Salada

Smoothie - Bebida Saudável Feita com Frutas Congeladas