Nó - o Enlace da Renda e da Chita na Casa Fiat de Cultura
Nó - o Enlace da Renda e da Chita |
"A renda e a chita vestem nossas histórias, tecendo uma trama que se situa entre o pessoal e o coletivo. Memórias afetivas e o legado ancestral que permeiam esses tecidos fazem parte desta exposição inédita, realizada pela Casa Fiat de Cultura em conjunto com o museu A Casa do Objeto e parceria com a Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais. A mostra reúne 25 modelos de renda e chita criados por renomados estilistas brasileiros, como Ronaldo Fraga, Graça Ottoni, Renato Loureiro, Dudu Bertholini, Glória Coelho, Zuzu Angel, Lino Villaventura, Luiz Cláudio, entre outros."
A renda e a chita são tecidos permeados por histórias. A chita, introduzida no Brasil no período colonial, no século XIX, proveniente da Europa e com antecedentes na Índia. Já a renda, com origem na Europa, se firmou como patrimônio imaterial, mantido pelas artesãs brasileiras. A simultaneidade da chita e da renda no Brasil reflete a rica diversidade estética e cultural do país. A chita com sua textura rústica e cores vibrantes representa a cultura popular, a renda, com sua delicadeza, simboliza o trabalho artesanal refinado.
A exposição enfatiza a pluralidade cultural do país e a valorização da tradição popular e vai até 1° de dezembro à Praça da Liberdade, n° 10, Funcionários - Belo Horizonte/MG.
Comentários
Postar um comentário