PANCs - Plantas Alimentícias não Convencionais
PANCs Foto: Reprodução/EMBRAPA |
PANCs são plantas alimentícias não convencionais. São regionais, nascem naturalmente em hortas, jardins e campos sem necessidade de plantá-las. Podem ser utilizadas cruas em saladas e sucos ou refogadas e ainda em recheios de tortas. As PANCs mais comuns são:
Ora-pro-nóbis - hortaliça não convencional nativa de Minas Gerais e Goiás. É usada tradicionalmente na culinária mineira e de maneira especial nas cidades históricas coloniais em frangos e carnes. Essa PANC possuí um elevado teor de proteínas e minerais destacando cálcio e ferro.
Taioba - possui alto teor de vitamina A, C e antioxidantes que são nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.
Capuchinha - Nessa PANC a luteína aparece em maior quantidade. As flores da capuchinha, que são utilizadas em saladas, possuem vitaminas C e minerais como potássio, zinco e cálcio. Já as folhas necessitam ser cozidas e são ricas em proteinas.
Vinagreira - a vinagreira e o hibisco vêm na mesma planta. A vinagreira são as folhas e o hibisco são as sépalas que envolvem o fruto. No estado do Maranhão a vinagreira é usada no preparo de diversos pratos sendo o mais famoso o arroz de cuxá. Essa PANC possuí proteína vegetal, lipídeos, carboidratos, fósforo, ferro, vitamina C e betacaroteno.
Serralha - possui alto teor de ferro. É fonte de vitaminas A, B2, B6, C e D. Ajuda a fortalecer o sistema circulatório e imunológico.
Tenha uma alimentação sustentável, inclua PANCs na alimentação. A EMBRAPA oferece informações sobre produção de mudas, adubação e irrigação dentre outros tratos para sua cultura.
Até o próximo post!!
Comentários
Postar um comentário